Coralnet.com.br - Página principal

Com o Santa Cruz das arquibancadas para o Mundo - desde 1996

Plantão de Notícias

51,5

Classifique:

Futebol de Base

Comandante do Sub-20, Thiago Farias enaltece trabalho na base do Santa Cruz

Publicado: sexta-feira,4 de outubro de 2019, às 11:31
Por: Alexandre Ricardo

Em 2018, o técnico Thiago Farias levou o Sub-15 do Santa Cruz à final do Campeonato Pernambucano, depois de 15 anos. O bom trabalho credenciou o paranaense da cidade de Ubiratã a assumir o Sub-20 coral, logo após a saída de Rômulo Oliveira, que também foi vice-campeão estadual.

E o começo à frente da equipe de juniores tem sido positivo, com o Mais Querido sendo o líder do Grupo C do Pernambucano Sub-20, somando 13 pontos em cinco jogos, sem saber o que é perder na competição. Além de conquistar objetivos a nível coletivo, o trabalho tem se preocupado também em revelar atletas para o time principal, aumentando a possibilidade de garantir receita com negociações.

Em entrevista ao portal CoralNET, o comandante falou do início dessa sua trajetória numa categoria tão importante para o processo de formação de um atleta, com o clube tentando repetir o feito de chegar à decisão do Campeonato Pernambucano.

" Sabemos que o Estadual é um campeonato com grupos, nesta primeira fase. Uma competição de de tiro curto, porque acaba jogando pouco. Mas estamos focados. Queremos nos classificar o mais rápido possível e depois partir para o mata-mata, onde os jogos são diferentes. Você deve ter um foco muito grande, porque pode perder e o ano acaba rapidamente ", comentou Thiago Farias.

Formado em educação física, Thiago Farias está se preparando para realizar o curso de Licença B da Confederação Brasileira de Futebol, que é uma das exigências da entidade. O currículo dele ainda conta com passagens pelo profissional de clubes do interior, como Sete de Setembro e Centro Limoeirense. Além disso, foi auxiliar de treinadores consagrados, a exemplo de Pedro Manta e Nereu Pinheiro.

" Foi um desafio enorme receber a oportunidade de vir para um clube gigante como o Santa Cruz. Colocamos nossa metodologia e conseguimos fazer um grande trabalho no Sub-15. Depois veio a chance de assumir o Sub-20, que é uma categoria semiprofissional. Procuramos entender o funcionamento do clube e estamos tentando fazer nosso melhor, num momento importante, com a busca pela estruturação, o próprio centro de treinamento surgindo. Tudo vem sendo feito para nos dar a condição necessária ", salientou.

MONITORAMENTO
" Desse trabalho, já temos alguns destaques sendo observados tanto no Sub-15 quanto no Sub-17. Estamos monitorando todos os atletas. Existem uns três ou quatro que trabalharam comigo no infantil e despontaram. Estamos trabalhando com uma espinha dorsal para a Copa São Paulo, observando essas categorias para montar a lista. O nome Santa Cruz é forte e queremos chegar para alcançar uma boa campanha. Com a revelação de nomes como Elias e Warley, passamos a ser mais visados ".

INTEGRAÇÃO COM O SUB-23
" Conheci o (Paulo) Massaro na chegada dele para treinar o Sub-23 no Brasileirão de Aspirantes, trocamos algumas ideias. Acompanhei alguns trabalhos dele e ele esteve perto de mim. Houve um estreitamento forte, com a diretoria juntando as comissões para pensar em ideias de jogo. Precisamos estar perto para que eu possa dizer a ele que no Sub-20 tem atleta com potencial para ser utilizar no Sub-23, entre outras coisas ".

COMPETIR
" Existe um paradoxo de revelar, formar e ganhar. Quando você obtém resultado, as pessoas olham seu trabalho de outra maneira. Queremos chegar na final do Pernambucano, brigar nas cabeças na Copa do Nordeste. Avançar e chegar longe na Copinha. Mas é etapa por etapa. Almejamos ir para todas as competições com o intuito de fazer bons jogos, com a possibilidade de revelar talentos, oportunizando. Tem sido dada uma estrutura bem legal, desde o presidente Constantino Júnior até o departamento da base, com os diretores Rogério Guedes. Ênio Faustino. Fábio Araújo, Oscar, Gabriel ".

Foto: Divulgação

Compartilhe:

Comandante do Sub-20, Thiago Farias enaltece trabalho na base do Santa Cruz

* Os comentários são de total responsabilidade dos internautas. Não toleramos mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.