Coralnet.com.br - Página principal

Com o Santa Cruz das arquibancadas para o Mundo - desde 1996

Plantão de Notícias

68,6666666666667

Classifique:

Futebol Profissional

Santa Cruz próximo de bater recorde de classificações numa edição da Copa do Brasil

Publicado: quarta-feira,10 de abril de 2019, às 11:23
Por: Alexandre Ricardo

Se passar pelo ABC/RN e conseguir vaga na quarta fase da Copa do Brasil, o Santa Cruz vai atingir uma marca inédita na competição nacional. Apesar de ter oito participações nas oitavas de final, o Mais Querido nunca emplacou uma sequência de três classificações numa mesma edição do torneio.

Com o acréscimo no número de clubes participantes, a Cobra Coral ainda deve passar pela próxima etapa para chegar até as oitavas, se juntando às equipes da Libertadores da América e aos outros times com vaga direta por meio de competições nacionais: Paysandu/PA, Sampaio Corrêa/MA e Fortaleza/CE. Porém, os triunfos sobre Sinop/MT e Náutico credenciam o Santa Cruz a fazer história em 2019. 

O Clube do Povo chegou entre as 16 principais equipes nos anos de 1990, 1991, 1994, 1997, 2004, 2005, 2010 e 2017. Na década de 1990, estar nas oitavas de final significava passar por apenas uma fase da Copa do Brasil. Foi assim que o Santa Cruz avançou eliminando América/RN, Colatina/ES, Sergipe e, em 1997, surpreendendo o Cruzeiro/MG após despachar o Operário/MS na antiga fase preliminar. 

Nos anos 2000, foi necessário passar por duas eliminatórias para chegar até as oitavas. Em 2004, o Mais Querido eliminou Barra do Garças/MT e CENE/MS, até ser desclassificado pelo Flamengo/RJ. No ano seguinte, o algoz foi o CruzeiroMG, depois de vencer Potiguar de Mossoró/RN e Guarani/SP. A última campanha duradoura foi em 2010, quando a equipe do técnico Dado Cavalcanti ganhou do América/AM e surpreendeu o Botafogo/RJ em pleno Engenhão. Porém, em seguida, o sonho acabou no Atlético/GO.

Em 2017, o Santa Cruz conseguiu vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil por ter sido campeão da Copa do Nordeste na temporada passada. Eliminado pelo Athletico/PR, o time tricolor não precisou disputar as etapas anteriores, entrando em campo por apenas duas vezes: empate no Arruda e derrota na Arena da Baixada, em Curitiba.

Compartilhe:

Santa Cruz próximo de bater recorde de classificações numa edição da Copa do Brasil

* Os comentários são de total responsabilidade dos internautas. Não toleramos mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.