Coralnet.com.br - Página principal

Com o Santa Cruz das arquibancadas para o Mundo - desde 1996

Plantão de Notícias

82,4

Classifique:

Futebol Profissional

Composto por dez clubes, Campeonato Pernambucano 2019 tem regulamento definido

Publicado: quinta-feira,18 de outubro de 2018, às 09:30
Por: Alexandre Ricardo

Com a temporada 2019 se aproximando, as competições vão realizando seus ajustes para a bola rolar a partir do mês de janeiro. Agora, foi a vez do Campeonato Pernambucano decidir o regulamento do próximo ano, em conselho arbitral realizado na sede da Federação Pernambucana de Futebol, na quarta-feira(17). 

Na reunião, foi decidida a manutenção do formato utilizado em 2018, com oito clubes se classificando para o mata-mata depois de um turno único na primeira fase. A diferença é que, com o rebaixamento de Pesqueira e Belo Jardim e uma vaga assegurada ao campeão da Série A2, o Estadual será composto por dez participantes. 

Sendo assim, com a ideia da federação em chegar a nove clubes na edição de 2020, além de classificar oito, a fase inicial rebaixará os dois últimos colocados para a segunda divisão. Nas quartas de final e semifinal, os confrontos serão decididos em apenas um jogo, com a final acontecendo no sistema ida e volta. 

A tabela do Campeonato Pernambucano será divulgada ainda neste ano pela FPF. A primeira rodada, de acordo com o calendário nacional de competições, está agendada para o dia 20 de janeiro, dias após o início do Nordestão. O campeão da Série A2 deste ano sairá da disputa entre Petrolina, Centro Limoeirense, Serrano e Íbis. 

Regulamento da competição: 

Primeira fase - Todos os dez clubes se enfrentam em jogos de ida, se classificando os oito melhores colocados. Os dois últimos serão rebaixados para a Série A2 de 2020. Sexto colocado da edição de 2018, o Santa Cruz jogará cinco vezes como visitante e quatro como mandante.

Segunda fase (quartas de final) - Disputada em jogo único, com o 1º colocado enfrentando o 8º, o 2º jogando contra o 7º, o 3º diante do 6º e o 4º duelando contra o 5º. Os times de melhores campanhas na primeira fase fazem a partida como mandantes. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.

Terceira fase (semifinal) - Disputada também em apenas uma partida, com os clubes de melhor campanha atuando em casa. Em caso de igualdade, decisão nos pênaltis. 

Quarta fase (final) - Realizada em jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha fazendo o segundo jogo como mandante. Para a definição do campeão, será considerada a soma da pontuação nos dois jogos. Em caso de igualdade no número de pontos, o primeiro critério será o saldo de gols na fase (sem gol qualificado). Persistindo o empate nos 180 minutos, o campeão sairá nos pênaltis.

Participantes do Pernambucano de 2019 - Náutico, Central, Sport Recife, Salgueiro, Vitória das Tabocas, SANTA CRUZ, América, Afogados da Ingazeira, Flamengo de Arcoverde e o campeão da Série A2. 

Compartilhe:

Composto por dez clubes, Campeonato Pernambucano 2019 tem regulamento definido

* Os comentários são de total responsabilidade dos internautas. Não toleramos mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.