Coralnet.com.br - Página principal

Com o Santa Cruz das arquibancadas para o Mundo - desde 1996

Plantão de Notícias

45,7777777777778

Classifique:

O Clube

Luto: aos 77 anos, descansa o eterno Bacalhau de Garanhuns

Publicado: quarta-feira,4 de julho de 2018, às 10:40
Por: Alexandre Ricardo

O Santa Cruz perdeu, na manhã desta quarta-feira(4), uma das maiores referências de amor ao clube. Jairo Mariano da Silva, o Bacalhau de Garanhuns, chegou a ficar internado por cerca de um ano, lutando contra a Alzheimer, doença que afeta a memória, e um quadro de depressão. Nos últimos dois meses, recebeu alta e se encontrava em casa, mas nesta madrugada teve de ser socorrido e já chegou sem vida no hospital.

Bacalhau atravessou gerações de tricolores mostrando irreverência, simplicidade e, acima de tudo, respeito aos rivais. O preto, o branco e o vermelho estavam nas unhas, nos dentes, nos cabelos. Um amor que fazia o torcedor-símbolo pedalar de Garanhuns, a 200 quilômetro do Recife, para acompanhar os jogos do Mais Querido no Estádio do Arruda. 

No interior de Pernambuco ou até mesmo em outros estados, Bacalhau representava o que o Santa Cruz tem em sua essência: a força do povo. Na sua casa, o calçado, o teto, o rejunte do azulejo. Tudo tinha a representação das três cores. De corpo e alma, como fala a música de Sebastião Rosendo, Bacalhau contribuiu para que hoje a massa fosse intitulada como a Torcida Mais Apaixonada do Brasil. 

O corpo de Bacalhau será sepultado nesta quinta(5), no cemitério São Miguel, em Garanhuns. O caixão e o túmulo, nas cores do seu grande amor, já foram escolhidos em vida. A diretoria do Santa Cruz decretou luto oficial de três dias e prepara uma série de homenagens até a partida do próximo domingo(8), contra o Remo/PA. 

O que nos resta é manter firme a nobreza de uma paixão que fala por si só. Bacalhau deixa um legado que jamais será esquecido quando o assunto for Santa Cruz e o sentimento que une tantas pessoas ao redor do Brasil e do mundo. Fica o aprendizado e, acima de tudo, as lembranças.

Compartilhe:

Luto: aos 77 anos, descansa o eterno Bacalhau de Garanhuns

* Os comentários são de total responsabilidade dos internautas. Não toleramos mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.