Coralnet.com.br - Página principal

Com o Santa Cruz das arquibancadas para o Mundo - desde 1996

Plantão de Notícias

42,6206896551724

Classifique:

O Clube

Garantido nas oitavas da Copa do Brasil de 2017, Santa Cruz silencia sobre perda de vaga na Sula

Publicado: quinta-feira, 15 de dezembro de 2016, às 18:50
Por: Daniel Lima

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta quinta-feira (15) o sorteio  dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2017 e definiu o chaveamento até a terceira fase. Campeão da Copa do Nordeste deste ano, o Santa Cruz só entra nas oitavas de final (a quinta fase) do torneio nacional - com os oito participantes da Libertadores e outros dois pré-classificados, Paysandu-PA (Copa Verde) e Atlético-GO (Série B). 

Como a Conmebol retirou da Sul-Americana o Santa Cruz e o Paysandu-PA, campeões da Copa do Nordeste e da Copa Verde deste ano, respectivamente, os clubes ganharam como prêmio de consolação da CBF o direito de entrar nas oitavas de final da Copa do Brasil, já no final do primeiro semestre de 2017. 

No início deste mês, o vice-presidente Constantino Júnior disse que acionaria o departamento jurídico, que tomaria as medidas necessárias para reverter a situação de um direito adquirido pelo Santa. A diretoria do Paysandu-PA comunicou em sua rede social que enviaria um ofício para a Conmebol, no sentido de que a instituição reavaliasse a decisão, mas até agora nenhuma posição oficial sobre o assunto.

Fora da Sula de 2017, o Santa Cruz perde cota e renda para a próxima temporada. Só de verba da primeira fase da competição internacional, o clube vai deixar de ganhar 300 mil dólares ou R$ 1.017.240,00. Este ano, os tricolores disputaram pela primeira vez a competição intercontinental e foram eliminados nas oitavas de final para o Independiente Medellín-COL na primeira participação num torneio internacional.  

ENTENDA O CASO:

As vagas do Santa Cruz e do Paysandu-PA, que não foram nem avisados previamente, na Copa Sul-Americana de 2017 foram perdidas devido a uma mudança no regulamento, anunciada no mês de outubro deste ano. Os representantes brasileiros na Libertadores aumentaram de quatro para seis, enquanto que na Sula diminuíram de oito para seis. Com isso, o Campeonato Brasileiro irá classificar 12 equipes para as competições continentais, sendo seis lugares para a Sula: do 7º ao 12º colocado. Com a alteração, os campeonatos regionais - Copa do Nordeste e a Copa Verde – perdem suas vagas diretas para a Copa Sul-Americana de 2017. 

SAIBA MAIS

Santa Cruz aciona departamento jurídico para resolver questão da Sul-Americana de 2017

Foto: CBF/Divulgação

 

Compartilhe:

Garantido nas oitavas da Copa do Brasil de 2017, Santa Cruz silencia sobre perda de vaga na Sula

* Os comentários são de total responsabilidade dos internautas. Não toleramos mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.